sábado, 19 de novembro de 2016

Talvez,

Resultado de imagem para imagens de oxalufã


Talvez, minha formação fosse mais fraquinha, 
Se eu tivesse nascido aqui na Bahia. 
Mas, seria possuidor de uma valentia, 
Que me faz falta até hoje, na vida, na Poesia. 
Aliás, na Poesia não faz falta, não. Sou bem corajoso, 
Bem mais tinhoso,  
No que escrevo, 
Sempre em altísssimo relevo. 
Mas, em outros quesitos, falta-me a verve nordestina, 
Que foram, miseravelmente castrados lá no sudeste, 
Por uma criação totalmente equivocada. 
Uma criação para ser amordaçada, 
Miseravelmente castrada! 
Fui criado para obedecer, 
Para crer, 
Para seguir.... 
O que me salvou foram os tambores.... 
Quando os ouvi, mandei tudo às favas 
E me enfiei em  terreiros e roças. 
Sempre levei a sério os Orixás. 
Nunca me importei com o que os outros faziam com os seus. 
Eu queria cuidar muito bem dos meus. 
Afinal, era eu quem os sentia. 
Sentia que eles dependiam de mim, para agir, para ajudar. 
Além do que, nutria uma paixão incontrolável pelas canções, 
Pelas roupas, pelas danças, pelos cantos. 
Talvez, tenha sido o que mais me prendeu. 
Quando descobri o candomblé esotérico, sem matanças, 
Sem poluições nos mares, no mato e nos rios. 
Aí foi como me enfiar em uma panela de brigadeiro. 



"Para todas as Ayabás, para todas elas"
https://www.youtube.com/watch?v=M_q6QS__UUE


Resultado de imagem para imagens de oxaguian

Trabalho nº 3;402


Nenhum comentário: