domingo, 9 de junho de 2013

Ausência Crônica







        Sinto falta de princípios, nas pessoas desta atualidade. Está valendo todo e qualquer tipo de safadeza para se ter lucro, para tirar vantagem. Volto no terrível e abominável: "tudo por dinheiro". 
        Ah! Não faço mesmo! Tenho meus limites e sinto que já estou na fronteira, em matéria de colaborar com o capitalismo, contra o qual, tanto prego. Mas, até pra pregar contra ele, preciso estar, em parte, dentro dele. Isso me abate, afeta-me de forma contundente. Vocês não podem imaginar o quanto. Chega a um ponto, como agora, como hoje, que preciso me afastar. Preciso me recolher, ao menos um dia, pra repensar a estratégia toda, que está me desgastando por demais. 
        Não sou, nem nunca serei um bom comerciante, no sentido capitalista da palavra. Aquele que dá o sangue, a vida, todos os momentos do dia, para o próprio empreendimento. A Lancheria é tão somente para me sustentar em dignidade, exercendo o meu amado ofício e publicando meus livros. Mais nada. Não pretendo crescer, nem expandir, muito menos abrir filiais. Agora, que estou sozinho no trailer (e vou continuar assim), pretendo continuar mantendo meu trabalho artesanal, junto aos clientes. Trabalho esse que vai desde a limpeza do lugar, passa pela escolha dos melhores produtos que puder encontrar, a conversa sempre prazerosa com as pessoas, até o extremo      cuidado com a minha energia. É ela que determina a qualidade final, o acabamento do alimento que ofereço. Como em tudo, levo muito à sério o lado esotérico da existência. Sei que ainda, muito poucos, desfrutam desse conhecimento, mas, mudará tudo. Elevará nossa frequência até a nossa condição de "humanos", da qual temos estado tão vergonhosamente afastados.
        Posso lhes garantir que este respeito que tenho para com as coisas que sinto, me trouxe até aqui. O tempo que demorei pra chegar, foi o tempo que gastei, todas as vezes, que me desviei de meu interior, para agradar ao exterior. Felizmente, desde que fui ter com o mar, há 16 anos atrás, lá em Paraty, nunca mais me traí. E, olhem: oportunidade foi que não me faltou. Ou melhor, a falta de oportunidade não conseguiu me convencer a aderir ao "tudo por dinheiro". Mesmo estando completamente falido, a ponto de comer "de favor", nem assim embarquei em propostas que eu sabia que se resolvesse cumpri-las, me violentaria.

        Demorou, mas finalmente, começo a colher os frutos desta determinação, desta consciência que tenho de mim mesmo e do que espero de minha vida.




Vídeo lindo:
http://www.youtube.com/watch?v=8NdrzDRaI30




Nenhum comentário: