sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Hora e a Vez da Sensibilidade !!!!





       Em duas conversas, pela net, hoje, a resposta para o que me perguntaram foi: sensibilidade. 
       Para todos nós, em todos nós, uma boa dose de sensibilidade cairia muito bem. Cairá muito bem, pois não há outra alternativa para a continuação de nossa conturbada espécie.
       Estamos acuados. Ou nos sensibilizamos a ponto de enxergar outro destino pra nós mesmos, ou, de tanto bater a cabeça na pedra, faremos desabar sobre nós, a pedreira. Apenas, pela racionalidade, pela ciência, pela tecnologia, não chegaremos a lugar algum. Temos que usar todos esses recursos, todos esses avanços em prol de nossa evolução holística. Ou seja, evolução em todos os quesitos, principalmente, os humanos, os espirituais, os siderais. Aqueles, cujo esquecimento nos trouxe ao caos atual generalizado. A única via para tanto é a belíssima e poderosíssima Sensibilidade.
       Em todos os pontos nevrálgicos de nossa atualidade, somente nos elevando, poderemos encontrar as saídas. Evolução implica em sensibilização. Nada tem a ver com acúmulo de riqueza, status social, ou qualquer uma dessas bobagens segregacionistas, que só nos trouxeram tristezas até agora. Precisamos entender, de uma vez por todas, que apenas a união da razão com a emoção pode nos servir de guia.
        A primeira situação em que a resposta foi a sensibilidade, hoje cedo, foi em uma conversa com um militar condecorado norte-americano, atualmente residente em Ghana, que, adotou um menino, por ter ficado órfão na guerra do Líbano, anos atrás. Hamild Smith disse-me que gosta muito de poesia e que seu filho começa a entrar para o ofício. Foi quando o felicitei, dizendo que só nos sensibilizando faremos um mundo melhor.
        A segunda foi com minha amiga Mara Macan Macan, que me solicitou que escrevesse um pouco sobre como lidar com essa juventude de agora, toda mal formada, em todos os sentidos. Toda revoltada, e, cá entre nós, com razão. O mundo que estamos deixando pra eles, não poderia estar pior. Tanta enganação confundindo tudo. Emporcalhando tudo. Tanto já mentiram pra eles... Pra nós também, mas tivemos a chance de ter uma educação acadêmica beeeeeeeeeem melhor. Uma música bem melhor. Novelas decentes, as do nosso tempo. A indústria do entretenimento ainda não tinha vendido a alma para a violência. Não tinha confundido ação com pancadaria e destruição. Como não querer que sejam violentos, se violência é tudo, está em quase tudo que eles conhecem. Fizeram eles votar com 16, para mais cedo os desiludir com 03 gestões federais seguidas, que mais parecem filmes de terror, classe b!!!!
       Só mesmo apresentando a essa juventude os prazeres da sensibilidade, as vantagens, a claridade, a lucidez, contida nessa jeito mais lírico de ver o mundo, poderemos resgatá-los. Eles mal conseguem se expressar. Há que se ter muita paciência e atacar o problema na base, oferecendo-lhes o melhor carinho, o mais sincero, que pudermos emanar. Afinal, fomos nós que os deixamos entrar na adolescência sozinhos, ou na mão de terceiros, com a desculpa do sustento.



Vídeo obrigatório:
http://www.youtube.com/watch?v=Ja9Vercrab0







Nenhum comentário: