quinta-feira, 2 de maio de 2013

Encarando as Falhas





      Não sei se vocês são assim, mas, eu consigo reconhecer quase todas as contradições que ainda pratico. Fico, sinceramente, de olho em mim. Não aceito esfarrapadas desculpas. Sou rigorosíssimo. O que, infelizmente, ainda não me impede de dizer e fazer asneiras. É incrível como algumas reações, alguns comportamentos, estão enraizados em nós. Quando vemos, já apareceram e roubaram a cena... No pior sentido, claro! Como se estivéssemos no "automático". Previsíveis! Repetitivos... Extremamente chatos!
      Normalmente, só reagimos sob forte impacto. Algo tem que nos chacoalhar, tem que nos tirar do trono, para voltarmos a perceber a realidade ao nosso redor. Triste jogo de cartas marcadas, do qual, também, não consegui escapar.
      Quando consigo bloquear e trabalhar esse impulso, essa reação pronta,é um alívio bastante confortável, para dizer o mínimo. Deixa aquela sensação de que, talvez, haja um pedacinho de nossa vida, ainda, em nossas mãos. Dá aquela impressão de que podemos reescrever o final de nossas histórias. Proporciona a tal deliciosa esperança de que se acordarmos e dispersarmos o gado, talvez, consigamos escapar do abismo, ao qual nos dirigimos cegamente, inexplicavelmente.
      Esse exercício de barrar a explosão de um impulso, sabidamente negativo, de perigosas consequências, não é fácil. Requer muita fibra e determinação. Muita força de vontade. Mas, sem dúvida alguma, vale todo e qualquer "sacrifício".
      Proporciono-me tempo, sozinho, para me analisar, para me desnudar e ver para o que já tenho os meios pra melhorar, pra lapidar. Como muito me falta, sempre encontro algo pra dar um passo, ou, ao menos, tentar. Sei que tenho que forçar, um pouco, caso contrário, tudo tende a permanecer como está. Não que esteja ruim, ou, me frustrando. Ao contrário, nunca me senti tão realizado. Porém, tenho consciência de boa parte do que preciso e posso e quero consertar... Até mesmo, ou, principalmente, para melhor servir, já que o oficio me ofereceu a dádiva de me sentir útil.





Música indicada:
http://www.youtube.com/watch?v=iYRckDsCw_8





Dia das Mães? Livros
Direto comigo:
cbs263000@hotmail.com


Um comentário:

Ana Bailune disse...

Bom dia, Cláudio. Você está certo, mas não é fácil mesmo bloquearmos nossos impulsos - principalmente, quando somos deliberadamente provocados. Parece que às vezes, as pessoas acordam e dizem:'Hoje eu vou testar a paciência daquele (a) ali.' Não é fácil...