quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Esforço Contínuo






Por vezes, resistimos a enxergar,
A assimilar,
O que a existência está a nos mostrar,
A nos apontar
Como única possibilidade
De avançar na tranquilidade.
Relutamos porque não queremos mudar.
Estamos acostumados a nos apegar.
O universo é testemunha de meu esforço
Para gostar o tanto que gosto, sem me apegar,
Sem me deixar dominar.
Ainda não identifico este traço em meu rosto.

Em meu entendimento gostar é tudo.
É o que, de verdade, impulsiona o mundo.
É a estrada que trilhei.
Por onde me criei.
O apego vem quase como anexo
Neste espontâneo processo.
É complicado barrar sua entrada,
Posto as cancelas estarem todas escancaradas.
Mas, não tem jeito.
Ele é um grilhão em qualquer peito.
Acaba atrapalhando o desenvolvimento do gostar
Que precisa de espaço para decolar.

O próprio exercício da afeição
Acaba apontando caminhos
Para a elaboração de ninhos,
Que não passem pelo apego,
Com ser desgovernado desassossego,
Como nos recomenda a imensidão.
Minha relação com a natureza
Um verdadeiro amor, com toda a certeza,
Ensinou-me a querer bem sem ter que tocar.
Sem ter que, obrigatoriamente, afagar.
Estamos ligados a tal ponto que sua presença,
É facilmente encontrável em todas as minhas sentenças.





Música indicada:




Para adquirir meu terceiro livro "Txai"
No site da editora Biblioteca24horas,
Vá aos lançamentos e clique na foto do livro



Nenhum comentário: