sábado, 17 de novembro de 2012

Por me Fazer Perceber





Quase nada sobrou do que fui, a não ser a essência,
Que voltou à tona com força total,
Neste paraíso tropical,
Com sua emanação visceral,
De tão sideral!
Por vezes, nem me reconheço mais nesta cadência.

Só não fui mais longe, devido às sequelas
Provocadas por tantos ataques, à interior aquarela,
Sofridos ao longo de minha complicada vida.
Sinto como se Itacaré tivesse me puxado,
Tivesse me convocado
A acessar a potencialidade lírica,
Quase onírica,
Que em mim reside,
E no ofício inside,
Despudoradamente,
Irrevogavelmente.

Muito pouco tempo para tanta mudança.
Vou aprendendo dia a dia,
Os passos inovadores desta nova dança.
Redescobrindo a original melodia,
Que trago comigo,
Desde menino,
Conscientemente,
Pacientemente...
Cheguei a pensar que estava miseravelmente,
Desastrosamente,
Equivocado.
Ainda bem: este pensamento estava errado.
Na verdade estava apenas, mal posicionado,
Perante os apelos deste peito alucinado...

Precisava de Bahia
Para clarear a trilha,
Minimizar os tropeços,
Atendendo aos íntimos apelos...
... Ao menos, os possíveis,
Dentre tantos, tão incríveis.
Esquecer os terríveis complexos.
Fazer florir todos os plexos,
Já que nada pode ficar camuflado,
Ou mal acomodado.

Como toda nova acomodação tem um preço a pagar,
Muito lixo emocional para se livrar,
Aqui não está sendo diferente.
Ainda não me apresentei a toda gente.
Agora é que começo a me sentir pronto,
Após ter passado um período, meio tonto,
Tentando assimilar toda esta sensibilidade,
Toda esta afetividade,
Irradiada pelo encanto marítimo,
Poeticamente crístico.

É que tudo, mudou tanto,
Que existo em permanente espanto,
Constante arrebatamento,
Evocado pelo sentimento
Que dedico a este lugar,
Lindo, de suspirar!
Agradecerei eternamente, à Itacaré, por me acolher,
E, principalmente, por me deixar crescer.




Vídeo indicado:




Minhas Conquistas Itacareenses:
Dois livros publicados:
“Ardentia”  e
“Vida Alta”
Vem aí o terceiro -  “Txai” !

Tornei-me acadêmico em duas instituições:

Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências
Cadeira 47 – Oswald de Andrade
E
Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro,
Que está nascendo me oferecendo uma cadeira com meu nome, para sempre.

Começa a se materializar o Projeto “Poesia no Palco”
Com o espetáculo “Vida Alta”, inaugurando o primeiro teatro ao ar livre do Sul da Bahia, na entrada da floresta.


Fotos - Secretaria de Turismo de Itacaré




2 comentários:

Alcir Andrade disse...

Maravilhosa poesia Claudio!

Obrigado por compartilhar.
Ótimo fim de semana, DEUS o abençoe.

Abraços

Anônimo disse...

Muito bom Claudio...sucesso nos seus projetos...beijos Franciane Monteiro